Aplica!

Blog

A importância da consultoria no processo de aplicação

Na hora de se preparar para a candidatura à graduação no exterior, é possível fazer tudo por conta própria? Essa é uma pergunta que recebemos com frequência e que não deixa de ter fundamento: com a abundância de informações online sobre a famosa aplicação (do termo application, em inglês) a universidades em países como os EUA e o Canadá, basta fazer uma busca simples no Google que se encontram milhares de resultados sobre o que faz parte do processo, e até mesmo relatos detalhados de pessoas que já passaram por ele. Todas essas informações são úteis, mas será que são o suficiente para uma candidatura bem-sucedida?


Provavelmente, não.

A aplicação é um processo holístico que vai muito além do passo-a-passo que inclui cartas de recomendação, provas padronizadas, redações e formulários. As peças que realmente completam esse quebra-cabeças são mais complexas, de cunho altamente pessoal: elas envolvem autoconhecimento, autorreflexão, pensamento crítico e uma abordagem estratégica a cada tomada de decisão. Isso é porque, para a admissão à graduação, tão ou mais importante que a performance acadêmica é a capacidade do candidato articular quem ele é, sua história e seus valores, o por que de querer estudar na instituição a que se candidata, sua compatibilidade com a cultura do campus, e de quais maneiras ele contribui para a comunidade ao seu redor. Essas são questões fundamentais que todas as mais prestigiadas universidades avaliam em um candidato -- e que nem o Google nem outra pessoa além do próprio candidato podem responder.


Se você está aplicando este ano, cada minuto é precioso.

Não gaste seu tempo tentando descobrir por conta própria o que é o personal statement, quais provas realizar e quando, a diferença entre liberal arts e universities, ou em quais universidades você terá as maiores chances de bolsa. No Aplica!, compartilhamos nossa expertise com você de maneira rápida e prática justamente para que você possa dedicar seu tempo ao que realmente importa: seus desenvolvimento como candidato(a) e o cumprimento das tarefas que determinarão o seu sucesso. Além disso, incluímos seus pais e responsáveis como parceiros do nosso trabalho para que eles estejam bem informados e você, aluno(a), possa alinhar objetivos e expectativas junto à família.


Vale o investimento em consultoria?

Aqui no Aplica!, garantimos que sim. Nossa orientação especializada traz enorme valor à sua aplicação: não só formulamos um plano de ação personalizado, garantindo que você conheça em detalhe cada etapa da aplicação e cumpra com os prazos necessários, mas também te acompanhamos ao longo de todo a jornada (que pode levar de 8 meses a um ano) para que você desenvolva seu perfil como candidato(a), se apresente da maneira mais clara e efetiva possível, otimize seu tempo, se prepare para provas com recursos certeiros e tenha a certeza do melhor resultado. A nossa equipe cuida de cada aluno com muito carinho e dedicação, estando disponível a todo momento para apoiá-lo no que precisar. Além disso, temos metodologia própria e comprovada desenvolvida com base em mais de 10 anos de experiência para acelerar e facilitar a aplicação, conforme mostram os depoimentos compartilhados pela nossa rede de alumni.


Se você precisa de bolsa, a consultoria pode ser crucial.

A realidade é dura, mas precisa ser dita: bolsas para a graduação nos EUA e no Canadá são competitivas, e bolsas integrais, extremamente raras. É possível receber uma bolsa de mais de 90%? Claro que sim, como demonstram os resultados obtidos por vários de nossos alunos. No entanto, o trabalho que essa conquista requer é árduo: além do candidato precisar ser excelente, ele precisa ser estratégico na pesquisa sobre universidades e na decisão sobre a quais aplicar e a quais programas específicos. Ainda, o cronograma precisa ser avaliado: quando vale a pena aplicar sob early decision? Em quais universidades vale tentar early action? Quais requisitos é necessário preencher para concorrer a uma bolsa em cada universidade? E além de tudo isso, existem vários meios por onde alunos internacionais podem buscar recursos financeiros adicionais, incluindo scholarships externas, bancos e organizações independentes. Ufa! São muitas as possibilidades. Com o tempo limitado que todo candidato tem, a consultoria pode fazer toda a diferença em apontá-lo ao caminho certo.


Mas e se não for possível arcar com o investimento?

Sabemos que o processo de aplicação em si não é barato (somente o custo de taxas de inscrição, provas e traduções chega a girar entre R$5.000 e R$7.000) e que o investimento adicional em uma consultoria pode ser um peso significativo no orçamento. Por isso, no Aplica! oferecemos preços competitivos e condições de pagamento flexíveis para que a nossa orientação seja um recurso acessível oferecendo altíssimo custo-benefício. Além disso, em 2018 lançamos o programa de bolsas integrais de orientação Girls Gone Global para meninas em liderança e estamos expandindo nossa rede de atuação para oferecer oportunidades desse tipo a cada vez mais alunos brasileiros. Fique ligado(a) em nossas redes para saber mais!


Alunos que queiram estudar nos EUA podem também se candidatar ao programa Oportunidades Acadêmicas, o qual inclui acompanhamento e auxílio financeiro e desde 2006 é promovido no Brasil pelo governo americano através do EducationUSA. A Fundação Estudar também lança anualmente o Prep Estudar Fora, um preparatório gratuito aberto a alunos do 3° ano do ensino médio ou com até um gap year.

Aplica Prep